06 junho 2011

JESUS, O MENINO ESPERADO - (Simeão)

Pouco sabemos a respeito de Simeão na Biblia.
Sabemos que ele era um homem temente a Deus e esperava a chegada do Messias prometido no Antigo Testamento. Simeão confiava nas promessas de Deus e deve ter vivido numa estreita comunhão com Ele, pois Deus lhe falou que "não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor" (Lc 2:27). Deus cumpriu Sua promessa e, movido pelo Espírito Santo, Simeão estava no templo quando chegou o nenê. Como ele deve ter ficado alegre!
E você, professor? Deus tem falado através de Sua Palavra que Cristo vai voltar para buscar Seu povo. Você está esperando ansiosamente a volta do Senhor? Lembre-se que a Bíblia diz "virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor..." (2 Pe 3:10a). À luz desta promessa temos que viver "em santo procedimento e piedade" (2 Pe 3:11b), como vivia Simeão, homem "justo e piedoso" (Lc 2:25a).

Ler: Lucas 2: 22-40
  

  
Versículo para DECORAR: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" - Hebreus 13:8

APLICAÇÃO: mostrar que, assim como foi importante para Simeão conhecer a Jesus, é importante que todas as pessoas conheçam Jesus, também.


Introdução

Quem aqui já viu na Igreja pais levarem seus filhos para serem apresentados a Deus? (Professor explique conforme a doutrina da sua igreja, mostrando uma foto ou vídeo.)
Será que Jesus, o Filho de Deus, também precisava ser apresentado na Igreja? Vejam o que José e Maria fizeram.

Desenvolvimento

Havia em Jerusalém um homem velhinho, bom, que amava muito a Deus e vivia bem juntinho de Deus. Ele se chamava Simeão, Há muitos anos, Deus havia prometido a Simeão que ele não iria morrer sem conhecer o Salvador do mundo - Jesus.
Quando Jesus completou oito dia, Maria e José O levaram ao templo em Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, como era o costume daquela época.
Sabem quem estava lá no templo? Simeão. Quando Simeão viu Maria e José com o menino Jesus, Deus lhe mostrou que aquele nenê era o Salvador. Então Simeão O pegou no colo e louvou ao Senhor, dizendo "obrigado", porque já havia conhecido o Salvador.
Simeão abençoou a família: o pai, a mãe e o filho Jesus. Ele ainda falou mais sobre o menino Jesus - disse que Jesus foi escolhido por Deus para uma missão muito especial: ser o Salvador do mundo.
José e Maria ficaram admirados com as palavras de Simeão.
Depois Maria e José fazerem tudo o que a lei ordenava, voltaram para a cidade de Nazaré, onde eles moravam.
Jesus foi crescendo e quando tinha a idade de vocês foi para a escola que se chamava sinagoga. Lá ele aprendeu a ler e escrever usando a Bíblia. (Leia na Bíblia Lc 2:52.)
Quando tinha 12 anos, Ele foi pela primeira vez à festa da Páscoa, lá no grande templo em Jerusalém.
Ele conhecia tanto a Palavra de Deus que ficou conversando com os homens que ensinavam na igreja e não voltou para casa com seus familiares. Seus pais precisaram voltar para Jerusalém para buscá-lO. Jesus voltou para Nazaré com os Seus pais e a Bíblia nos fala que Ele sempre obedecia e respeitava Seus pais.

Conclusão
Foi muito importante para Simeão conhecer a Jesus.
Você, criança, que ama a Deus, deve cada dia querer conhecer mais sobre Jesus e se alegrar cada vez que descobrir algo novo da vida de Jesus, como Simeão se alegrou. Onde você pode conhecer mais sobre Jesus? Na Bíblia, por isso peça para que o papai e a mamãe leiam sempre as histórias de Jesus.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (3)























Atividades:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”

(Ageu 2:4,5)